Material Dinâmico Online (MDO)

4º Ciclo de Aprendizagem


Conteúdos

Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem. Avaliação institucional. Avaliação da qualidade dos conteúdos produzidos.

Problematização

Qual a concepção de avaliação? Como o professor do Ensino Superior pode desenvolver uma avaliação que auxilie na construção da aprendizagem dos alunos universitários? Tipos e instrumentos avaliativos são sinônimos? Quais são os instrumentos avaliativos? Como articular os tipos de avaliação e os instrumentos avaliativos no contexto da prática pedagógica universitária? O que é avaliação institucional? Os resultados da avaliação institucional (interna e externa) contribuem para a melhoria dos processos de ensinar e aprender? Qual a diferença da avaliação institucional e da avaliação da aprendizagem? Quais são as dimensões que compõem a avaliação da qualidade dos conteúdos produzidos?

Orientações para o estudo do conteúdo

No 3º Ciclo de Aprendizagem você compreendeu como roteirizar os materiais didáticos, processo essencial para a produção e o desenvolvimento de conteúdos educacionais.

Neste ciclo de aprendizagem, continuaremos nosso percurso estudando as concepções de avaliação nos processos de aprendizagem e alguns instrumentos de avaliação. Veremos, ainda, a avaliação institucional e as dimensões que compõem a avaliação da qualidade dos conteúdos produzidos.

Vamos lá!

Avaliação da Aprendizagem

No 4º Ciclo de Aprendizagem da disciplina Didática do Ensino Superior você estudou sobre a Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem e Avaliação institucional.

Vamos recordar um pouquinho do estudamos? Volte no ciclo mencionado e reforce seus estudos, pois teremos Questões Avaliativas sobre esses conteúdo também!

De acordo com Filatro e Cairo (2015) a avaliação faz parte do planejamento educacional. E avaliar a aprendizagem, por sua vez, é uma atividade complexa e indispensável para que seja verificado o impacto da aprendizagem e se tenha tempo hábil para mudar a rota, caso seja necessário.

Neste estudo, vamos analisar alguns modelos de avaliação e alguns instrumentos avaliativos de aprendizagem. Enquanto modelos de avaliação, vamos destacar, segundo Filatro e Cairo (2015, p. 424) a avaliação diagnóstica, formativa e somativa:

Após a exposição dos tipos de avaliação apresentados por Filatro e Cairo (2015), é importante destacar as principais diferenças entre os modelos avaliativos, que são:

  • Avaliação diagnóstica.
  • Avaliação formativa.
  • Avaliação classificatória.

Neste contexto, Perrenoud (2007, p. 11) afirma que:

A avaliação é tradicionalmente associada, na escola, à criação de hierarquias de excelência. Os alunos são comparados e depois classificados em virtude de uma norma de excelência, definida em  absoluto ou encarnada pelo professor e pelos melhores alunos.

Instrumentos de avaliação da aprendizagem

Destacaremos na apresentação a seguir e no decorrer deste estudo, alguns instrumentos de avaliação da aprendizagem muito utilizados na avaliação da Educação Superior, vale lembrar que existem outros instrumentos tão importantes quanto estes que foram descritos e complementados no Material Didático. 

Além desses instrumentos temos: avaliação por pares ou co-avaliação, autoavaliação, fórum de discussão, seminário. 

Avaliação institucional

Reiterando o que foi estudado do 4º Ciclo da  Didática do Ensino Superior , a avaliação institucional tem como objetivo melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta, promover a responsabilidade social das Instituição de Ensino Superior, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.

Para tanto, existem alguns processos avaliativos que são coordenados e supervisionados pelo CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior) e a operacionalização é de responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A avaliação institucional é de responsabilidade do estado e a partir de 2004 o SINAES articula a avaliação externa, realizada pelo MEC, com a autoavalidação do ensino superior.

O SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) é formado por três componentes:

  • a avaliação das instituições;
  • a avaliação dos cursos;
  • a avaliação do desempenho dos estudantes (Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Neste tópico, você conheceu a avaliação institucional, compreendeu que o governo é responsável por tal avaliação e  conheceu também os órgãos reguladores desta avaliação.

No tópico a seguir, estudaremos a Avaliação da qualidade dos conteúdos produzidos.

Avaliação da qualidade dos conteúdos produzidos

No decorrer do estudo deste 4ºCiclo de Aprendizagem, consideramos a produção de conteúdos educacionais um desfaio multidimensional. Pensando nisso, na Figura a seguir, você verá que a avaliação precisa abranger as várias dimensões que compõem o processo de produção.

Fonte: Adaptado Filatro e Cairo (2015, p. 431).

Agora, veremos as especificidades de cada dimensão.

Dimensão tecnocientífica

Essa dimensão diz respeito a aspectos precisos e atualizados, válidos e confiáveis e representativos, de acordo com Filatro e Cairo (2016, p. 432).

 

 

Essa qualidade deve estar consolidada no currículo e na competência do conteúdo (autores conteudistas). Por isso, a necessidade de profissionais que dominam diferentes aspectos didáticos.

Dimensão pedagógica

Essa dimensão refere-se aos objetivos específicos de aprendizagem. Todos envolvidos na produção de conteúdos educacionais se preocupam com o conteúdo produzido, com intuito de assegurar um produto final coeso, integrado e centrado no aluno.

A dimensão pedagógica, segundo Filatro e Cairo (2016, p. 432) "refere-se aos objetivos de aprendizagem, ao contexto educacional, ao perfil do público-alvo, a aspectos motivacionais e às atividades de aprendizagem e de avaliação".

 

Dimensão comunicacional

Essa dimensão concentra-se principalmente na exploração de linguagens e das mídias. Nesse caso, os especialistas em comunicação desempenham um papel fundamental na garantia desses critérios, trabalhando diretamente com os especialista em educação.

Em termos comunicacionais, espera-se que eles sejam:

Dimensão tecnológica

O foco específico dessa dimensão são os serviços usados para distribuir os conteúdos. Esses serviços são acompanhados pelos especialistas em tecnologia, pois são eles os profissionais capazes de acompanhar a evolução dos padrões técnicos e as tecnologias emergentes.

De acordo com Filatro e Cairo (2016, p. 434), espera-se que os conteúdos sejam:

Dimensão organizacional

Segundo Filatro e Cairo (2016, p. 434), essa dimensão engloba todos os profissionais, a parte financeira e materiais envolvidos na produção de conteúdos educacionais que contribuam para a aprendizagem.

Listamos a seguir quais são esses conteúdos:

Com o estudo do 4º Ciclo de Aprendizagem concluímos nossos percurso na disciplina de Desenvolvimento de Material Didático, esperamos que você tenha assimilado o conteúdo desta disciplina, bem como a importância dos vários tipos de avaliação para garantir a qualidade dos conteúdos educacionais, bem como a equipe.

Além disso, desejamos que você aprofunde seus estudos sempre que considerar necessário e tenha como referência todas as indicações de leituras citadas nesta disciplina.

Até mais!

 

Vídeo de encerramento da disciplina

 

Interatividade no Fórum

Descrição da interatividade

Após realizar a atividade do Portfólio, responda às questões a seguir:

  1. Comente brevemente sobre as 5 dimensões que precisam ser consideradas na avaliação da qualidade de um material didático.
  2. Quando você avaliou seu material didático, qual foi sua maior dificuldade? Quais critérios foram importantes na avaliação? Você acredita que sua visão como DI se ampliou com o estudos dos conteúdos propostos nesta disciplina? Quais assuntos você teve maior dificuldade de compreensão? Quais são suas sugestões para a melhoria da disciplina?

Pontuação

A interatividade vale de 0 a 1,60 ponto.

Critérios de avaliação

  • Utilização da norma padrão Língua Portuguesa e das normas da ABNT.
  • Compreensão dos textos estudados.

Questões on-line

Neste disciplina você deverá realizar dois blocos de questões on-line em cada Ciclo de Aprendizagem.

Responda as Questões on-line disponibilizadas na Sala de Aula Virtual.

Pontuação

de 0 a 0,20 ponto.