Material Dinâmico Online (MDO)

Introdução

No decorrer do estudo da disciplina Desenvolvimento de Material Didático, estudaremos como planejar e produzir conteúdos educacionais/instrucionais, ou seja, material didático, tanto para a área da Educação Formal como na da Educação Não-formal (cursos corporativos para área de treinamento e desenvolvimento de pessoas - TD&E). Pensando no planejamento do material didático, faremos uma breve abordagem do processo de desenvolvimento do material didático sob o impacto causado pelos avanços tecnológicos levando em consideração a legislação educacional, os critérios de qualidade, o perfil e caracterização do público-alvo, os tipos de materiais (corporativo, digital, impresso, institucionais), os objetivos e definição de conteúdos, as estratégias didáticas a serem utilizadas, a linguagem, enfim, o conjunto de métodos, técnicas e recursos utilizados em processos de ensino-aprendizagem, ou seja, o desenho instrucional a ser utilizado, aberto, fechado ou contextualizado que o conteudista deverá seguir na produção de conteúdos educacional/instrucional.

Após estudar o planejamento, estudaremos a atividade de roteirização. Veremos como acontecem as fases dos processos editoriais analógicos e/ou digitais, pelos quais os conteúdos educacionais/instrucionais deverão passar, desde a sua concepção, elaboração, produção e disponibilização para o estudante nos espaços virtuais e ainda ressaltaremos o papel fundamental do designer educacional/instrucional na condução de cada uma das etapas de desenvolvimento. Para finalizar, veremos os critérios de qualidade para avaliar tanto o conteúdo do material quanto a gestão dos processos.

Bom estudo!

Ementa

O escopo da disciplina Desenvolvimento de Material Didático é unir a teoria à prática, visando munir os estudantes com as competências e habilidades básicas para desenvolver um conteúdo educacional/instrucional, ou seja, material didático, com apoio nas mídias impressas ou digitais. Numa perspectiva multi e interdisciplinar,  apresentar os principais modelos de design, modelos de equipes de produção, processos e procedimentos de produção, reprodução e distribuição de Material Didático, respeitando as especificidades do material didático em mídias impressas ou digitais, em consonância com um desenho pedagógico e tecnológico, fundamentados em uma proposta educacional construída criteriosamente em bases teóricas e epistemológicas, coerentes com a legislação educacional e as políticas educacionais da Instituição.

Objetivo geral

Os alunos da disciplina Desenvolvimento de Material Didático dos cursos de Pós-graduação (Lato Sensu), na modalidade EaD do Claretiano, dado o suporte do Sistema Gerenciador de Aprendizagem e de suas ferramentas, serão capazes de compreender o planejamento e a produção de material didático tanto para a área da Educação Formal como na da Educação Não-formal (cursos corporativos para área de treinamento e desenvolvimento de pessoas - TD&E). Para isso, contarão não só com as obras de referência, mas também com outras referências bibliográficas, eletrônicas, links de navegação e vídeos. Para complementar seus estudos, no decorrer desta disciplina você será convidado a participar de debates no Fórum e trocar mensagens no Correio, sob a orientação do tutor, redigirão atividades que demonstrem sua aprendizagem sobre os principais conteúdos estudados e os temas debatidos, publicando-as no Portfólio.

Objetivos específicos

• Entender o planejamento de conteúdos educacionais/instrucionais, ou seja, material didático, tanto para a área da Educação Formal como na da Educação Não-formal (cursos corporativos para área de treinamento e desenvolvimento de pessoas - TD&E).
  • Conhecer às políticas educacionais da instituição e às diretrizes oficiais, expressas em seus documentos regulatórios institucionais.
  • Compreender que o Material Didático de qualidade é resultado do trabalho conjunto de equipes docentes/pedagógicas e multifuncionais.
  • Compreender a complexidade dos processos de desenvolvimento de conteúdos educacionais/instrucionais, ou seja, material didático, que exigem a participação efetiva de equipes técnica e multidisciplinares para seu planejamento, produção e implementação.